NOVA VIATURA REFORÇA ATENDIMENTO DO CORPO DE BOMBEIROS DE TOLEDO



Os serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros em Toledo acabam de receber um reforço importante. Foi realizada nesta segunda-feira (15) a entrega oficial da nova viatura da subunidade local, um autobomba tanque resgate (ABTR) que conta com inúmeros aparatos tecnológicos embarcados utilizados em ocorrências de combate a incêndios, resgate veicular, resgate em altura, resgate em ambientes confinados ou colapsados, além de ações de defesa civil. 

 

A aquisição, no valor de R$ 940 mil, foi viabilizada pelo aporte de recursos da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp). Compareceram ao evento o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Gerson Gross e o comandante do 4º Grupamento da corporação, tenente-coronel Rogério Lima de Araújo.

 

Na ocasião, o município foi representado pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt e pelo secretário de Segurança e Trânsito, Arthur Rodrigues de Almeida. “Quero agradecer o Corpo de Bombeiros de Toledo pelo bom trabalho que fazem, o qual se tornará ainda mais eficiente com este caminhão. Esta parceria sólida entre prefeitura, que tem se intensificado nos últimos 37 anos, faz com que investimentos do Governo do Estado sejam atraídos para a nossa subunidade, o que se traduz em mais segurança para cidadãos e empresas”, observa Ademar.

 

Funrebom

Ademar recebeu elogios do comandante do Corpo de Bombeiros de Toledo, capitão Luis Eduardo Zarpellon pela sua defesa na aprovação da Lei 2.292, sancionada em 2019, quando ainda era vereador. De autoria do Poder Executivo, o projeto, surgido num contexto em que a taxa contra incêndio havia sido proibida por lei estadual, propôs o repasse de recursos livres do município no mesmo valor que esta contribuição, incluindo esta fonte de custeio à legislação municipal que regulamenta o Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom).

 

Zarpellon também enalteceu o respeito que a Prefeitura de Toledo tem pela corporação e agradeceu ao prefeito Beto Lunitti pelo aporte de aproximadamente, R$ 500 mil de recursos livres que o governo municipal fará ao Funrebom. “É um valor realmente significativo, que dá a oportunidade de o Corpo de Bombeiros de Toledo estruturar-se melhor em termos de viaturas e equipamentos em geral para o atendimento a incêndios, acidentes e outras ocorrências. Estamos fazendo nosso dever de casa para dar segurança à população”, salienta o vice-prefeito. 

 

Tecnologia

O novo ABTR possui tanque de 4.000 litros, canhão monitor de combate a incêndios com vazão de 8.000 litros por minuto (atrelado a hidrante), reservatório específico de líquido gerador de espuma, bomba centrífuga automatizada de 2000 gpm e equipamento de radiocomunicação digital. Esta aquisição faz parte do processo de renovação e modernização da frota do Corpo de Bombeiros do Paraná, o qual resultou na compra de 30 viaturas deste tipo em todo o Paraná.