Representantes de 22 associações esportivas e recreativas de Toledo estiveram presentes na última sexta-feira no Auditório Acary de Oliveira, no Paço Municipal Alcides Donin, para assinar o termo de cooperação que garante o repasse de recursos por meio do programa Esporte Cidadão. Este ano foram liberados R$ 583.475,00 como forma de incentivo à prática e à realização de eventos de diversas modalidades esportivas.
Segundo o diretor de Estrutura e Categorias de Base, Franz Menegasso, o objetivo da administração pública é atingir o maior número possível de pessoas praticando alguma modalidade esportiva de forma saudável, fazendo uso dos espaços públicos e representando o município em competições. “Essa presença massiva das entidades mostra a força que o esporte de Toledo tem. São entidades que terão atletas participando de competições regionais, estaduais, nacionais, e até mesmo internacionais. Isso mostra a força do município no esporte”, destaca o diretor.
A estimativa da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) é que os aportes para auxiliar as entidades beneficiem mais de 1.500 atletas diretamente com a participação em competições. E, se considerar o público de participantes nos eventos esportivos promovidos por essas associações, deve envolver mais de 50 mil pessoas durante o ano.
Ao falar dos recursos que foram possíveis disponibilizar para o programa Esporte Cidadão deste ano, o prefeito Beto Lunitti falou da necessidade que a administração tem de propor políticas públicas para trazer melhorias para a vida das pessoas. O presidente da Associação Esportiva Taekwondo Team Toledo, Matheus Vieira de Mello, disse que os recursos do programa irão auxiliar diretamente 130 alunos em média. “Vamos conseguir dar um suporte a mais para todos esses alunos representarem o município nas competições nacionais e até internacionais. Temos em média 10 competições no ano, então com esse recurso a gente consegue participar de pelo menos uma oito, não tínhamos esse suporte antes, essa ajuda é fundamental para nós”, comenta o presidente.
O presidente da Associação Bicicross Clube de Toledo, Alexssandro Luis das Chagas, também reforçou a importância desse incentivo para a modalidade. Ele conta que 30 atletas participam de competições estaduais e nacionais e dependem do programa para ampliar a representação de Toledo. “Nós temos três competições nacionais e duas competições estaduais, então esse valor vai agregar muito no desenvolvimento dos nossos atletas. É um recurso muito importante, pois optamos em usar para pagar principalmente as inscrições que iremos disputar. Só no paranaense, são seis etapas e devemos ter uma etapa do brasileiro em Curitiba também. Então, todo recurso é bem vindo”, agradeceu Chagas.
Segundo a Smel, todas as associações apresentaram um plano de trabalho e informaram como pretendem que os recursos sejam utilizados. O repasse é feito diretamente para o fornecedor do produto ou serviço, como por exemplo as inscrições em competições. A relação de todas as entidades e os valores que cada poderá utilizar já foram publicadas no Órgão Oficial do Município.
Comentários: