Gestores da Secretaria de Planejamento, Habitação e Urbanismo e da Empresa de Desenvolvimento Rural e Urbano de Toledo (Emdur) estiveram reunidos com o prefeito Beto Lunitti na tarde desta sexta-feira para definir medidas urgentes que possam resolver os problemas em mais de 60 pontos com risco de alagamentos identificados no município e que estão sendo corrigidos.
As equipes que desempenham um trabalho rotineiro de limpeza de bocas de lobo e galerias reforçam os trabalhos para mitigar de forma preventiva o surgimento de pontos de alagamento, permitindo que a água escoe para as galerias pluviais.
No Jardim Coopagro, será realizada uma intervenção para solucionar situações de alagamento na Rua João Venturelli. Para tanto, será necessário a ampliação de galerias em outras três ruas para evitar que a água chegue até esse ponto. O fluxo de água que chega nas ruas João Orestes Ruaro, na Roberto Fachini e na própria João Venturelli será conduzido para a Avenida Ministro Cirne Lima, a qual também receberá nova tubulação para escoar a água das chuvas.
A equipe técnica mencionou que algumas dessas regiões não tinham alagamento antes, pois existiam terrenos onde a água permeava o solo, com novas edificações, essa permeabilidade do solo diminuiu, exigindo intervenções por parte do poder público.
Outro ponto crítico identificado é na Rua Cerro Corá com a Rua Carlos Barbosa. Prefeito Beto Lunitti determinou a substituição dos tubos existentes por bueiros tubulares com a maior brevidade possível a fim de resolver de forma definitiva os alagamentos naquele ponto.
Segundo o Secretário de Planejamento, Norisvaldo Penteado de Souza, o trabalho de manutenção com a limpeza dos bueiros e a reestruturação das bocas de lobo resolverá de forma gradativa a quantidade de pontos de alagamento, pois em alguns pontos a solução não requer intervenções mais robustas. “Estamos realizando o maior programa de recuperação de bueiros, além da ampliação de redes pluviais, para restabelecer a funcionalidade das bocas de lobo do município, porém, em alguns pontos vamos depender do tempo necessário para viabilizar os insumos, como tubulações para que possamos realizar as intervenções necessárias”, explicou.
O prefeito Beto Lunitti salientou que as equipes estão trabalhando para resolver todas as demandas. “Já temos os recursos técnicos trabalhando para atender a população com a maior brevidade possível. Agora é uma questão de viabilizar alguns insumos para que alguns problemas que se apresentaram sejam sanados”, frisou.
Beto lembra que a renovação do contrato de concessão com a Sanepar viabilizou recursos para serem investidos em drenagem urbana e rural. “Com esses recursos vamos resolver problemas históricos no Jardim Gisela, rua Waldemar Turati, na Egydio Gerônymo Munaretto, no Santa Maria, na Paulista, além dos pontos já citados”.
Comentários: