O ano de 2023 marcou um significativo aumento nos processos administrativos registrados no Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Toledo), com um impressionante crescimento de 67% em comparação ao ano anterior. As reclamações em geral, incluindo aquelas que não geraram processo, tiveram crescimento de 51%.
Dois setores específicos se destacaram nesse panorama: as reclamações relacionadas a turismo/viagens e compras de eletrodomésticos e eletrônicos, que tiveram aumentos de 92% e 123%, respectivamente. No entanto, problemas relacionados a serviços financeiros ainda estão no topo dos assuntos que mais geram queixas, representando 38% do total atendido pela equipe do Procon/Toledo, o que representa um aumento de 64% em relação ao ano anterior.
Em segundo lugar, as questões relacionadas às telecomunicações mantiveram-se na segunda posição, representando 16,7% do total de registros. Na contramão, as reclamações sobre serviços de água, luz e gás tiveram redução de 21% de 2022 para 2023.
De acordo com a coordenadora do Procon/Toledo, Janice Finkler de Lima, este crescimento se deve a dois fatores. “O primeiro certamente é o perfil crescente de consumo da população em geral. O outro foi a mudança do órgão para a nova sede, ocorrida em dezembro de 2022. A nova localização não apenas proporcionou uma facilidade de estacionamento, mas também um espaço mais amplo e confortável para acomodar os consumidores”, analisa.
Procon na Praça
Com o objetivo de se aproximar ainda mais das necessidades da população, o Procon/Toledo promove nesta sexta-feira (15), das 8h30 às 17h, mais uma edição do Procon na Praça. O evento é alusivo ao Dia Nacional do Consumidor, celebrado na mesma data.
O intuito é esclarecer dúvidas dos consumidores e fornecedores, bem como levar informações sobre as relações de consumo. Será a 10ª vez que o órgão promove esta ação na Praça Willy Barth.
Como em anos anteriores, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) também estará presente oferecendo consultas gratuitas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). “A nossa intenção é voltada para, de uma forma prática, esclarecer as dúvidas dos consumidores e fornecedores de acordo com o estabelecido pelas relações de consumo, bem como possibilitar uma rápida consulta aos órgãos de proteção ao crédito”, explica a coordenadora do Procon/Toledo.
Portanto, os comerciantes locais também podem aproveitar a oportunidade para esclarecer suas dúvidas sobre Direito do Consumidor. Os atendimentos acontecerão de forma ininterrupta, sem intervalo para o almoço. “Sempre teremos alguém para explicar e atender quem busca o auxílio”, assegura Janice.
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