Aconteceu Toledo - Sua fonte de notícias na cidade de Toledo

Sabado, 14 de Junho de 2025
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

TOLEDO

Cursos voltados à inclusão cultural de migrantes entregam certificados

Evento na manhã de sábado (7), no Auditório Acary Oliveira, encerrou capacitações em língua portuguesa para não brasileiros e de crioulo haitiano para servidores

Redação Aconteceu
Por Redação Aconteceu
Cursos voltados à inclusão cultural de migrantes entregam certificados
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Imagens

O Auditório Acary Oliveira, anexo ao Paço Municipal Alcides Donin, foi palco, na manhã do último sábado (7), da solenidade de entrega de certificados a 57 formandos de dois cursos voltados à promoção da inclusão cultural em Toledo. A capacitação contemplou 41 participantes do Curso Básico de Língua Portuguesa para Migrantes e 16 do Curso Básico de Crioulo Haitiano para Servidores Públicos Municipais, iniciativas promovidas pela Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH). 

Ambas as formações foram ministradas pelo advogado haitiano Pierre Erick Bruny, com o apoio do Centro de Ensino de Línguas de Toledo (Celto) e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), contratada pela administração municipal para esta finalidade. 

O curso de língua portuguesa para migrantes foi realizado na Cozinha Escola e contou com alunos de cinco nacionalidades: cubanos, egípcios, gambianos, haitianos e venezuelanos. Com carga horária total de 46 horas, sendo 40 presenciais e 6 extracurriculares, a capacitação visou facilitar a adaptação dos participantes à vida no Brasil e prepará-los para o processo de naturalização junto à Polícia Federal.

Publicidade

Leia Também:

Já o curso de crioulo haitiano para servidores públicos, realizado no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), teve 40 horas de duração e buscou ampliar a capacidade de atendimento aos haitianos residentes no município. A ação, planejada desde 2022 pela Coordenadoria de Políticas para Imigrantes e Outros Grupos Vulnerabilizados, teve como objetivo facilitar o acesso dos migrantes a serviços públicos e aprimorar a comunicação entre servidores e haitianos. Este setor, aliás, estima que migrantes de, ao menos, 41 nacionalidades e apátridas já passaram por Toledo, que atualmente abriga 4.500 cidadãos não brasileiros.

A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, incluindo o prefeito Beto Lunitti; a titular da SMDH, Rosiany Favareto; o secretário da Administração, Andriws Todeschini Prestes; e o coordenador pedagógico do Celto/Unioeste, Otávio Augusto Rodrigues Bernardo da Silva. Durante o evento, os formandos expressaram agradecimentos e presentearam pessoas que contribuíram para a realização dos cursos, como o chefe do Executivo Municipal, o professor Pierre Bruny, a presidente da Embaixada Solidária, Edna Nunes, e membros da equipe da SMDH.

A secretária responsável por esta pasta destacou que os cursos buscaram minimizar dificuldades enfrentadas pelos migrantes, como barreiras linguísticas e limitações no acesso a serviços públicos. Segundo ela, a iniciativa teve como foco “promover o aprendizado da língua portuguesa para facilitar a comunicação em situações cotidianas, como procurar emprego, acessar serviços públicos e se locomover pela cidade, além de melhorar o atendimento aos haitianos pelos servidores municipais”, exemplifica. “Mais do que ensinar idiomas, os cursos proporcionaram um espaço de troca cultural, construção de identidade e autonomia, permitindo que os participantes pudessem viver a cidadania e colocar seus sonhos em prática, mesmo longe de sua terra natal”, salienta.

Em sua fala, o prefeito destacou a importância de ações como essas para fortalecer a integração cultural e social no município. “Toledo é uma cidade acolhedora, que reconhece e valoriza a diversidade. Esses cursos são mais um passo em direção a um município mais inclusivo e igualitário”, pontua. “Neste território, os migrantes serão sempre bem-vindos, pois são elementos essenciais para o nosso desenvolvimento”, assegura.

Comentários:
Redação Aconteceu

Publicado por:

Redação Aconteceu

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )